A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) iniciou, nesta quinta-feira (24/01), a agenda de oficinas regionais do processo de elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH/AM). O evento ocorre em Parintins (a 369 km de Manaus) e apresenta os diagnósticos da situação atual dos recursos hídricos do estado, prognóstico e proposição dos cenários futuros para a área.

FOTO: DIVULGAÇÃO SEMA
Esta é a primeira oficina de 10 que serão realizadas pela Sema. Além de Parintins, receberão ainda o evento os municípios de Tabatinga, Tefé, Humaitá, Autazes, São Gabriel da Cachoeira, Boca do Acre, Eirunepé e Manaus.

Durante os encontros, serão discutidos pontos principais para elaboração do PERH, instrumento de gestão que orientará a implantação da política de recursos hídricos, definindo as diretrizes para utilização das águas, bem como medidas para sua proteção e conservação, de modo a garantir sua disponibilidade – em quantidade e qualidade adequadas – para os diferentes usos.

O evento em Parintins reuniu secretarias municipais de Meio Ambiente de municípios do Baixo Amazonas, representantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Também participaram representantes de associações comunitárias locais.

A elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Amazonas é fruto de parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Sema, com recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA).

Bottom Ad [Post Page]