A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Serviço de Saúde Ocupacional da Gerência de Recursos Humanos, promove, no período de 16 a 30 de janeiro, atividades alusivas à campanha nacional “Janeiro Branco”, cujo objetivo é fortalecer as ações de promoção da saúde mental.  As atividades serão realizadas por uma equipe formada por  psicólogo, assistente social e médico da FVS junto a todos os servidores, com adesão voluntária.
FOTO: DIVULGAÇÃO
De acordo com a psicóloga Gerusa Carvalho, é a primeira vez que a FVS realiza a campanha, que acontece nacionalmente desde 2014. “A  nossa principal finalidade é a promoção e a prevenção da saúde dos servidores, entendendo também que o cuidado começa em casa. É comum que o trabalhador se envolva tanto com o serviço, que acaba negligenciando a própria saúde, e esta campanha visa promover o autocuidado com a saúde mental, reavaliar os relacionamentos interpessoais e o modo como se lida com os próprios sentimentos e emoções”, salientou Gerusa.
Cada atividade busca conectar o indivíduo com a sua subjetividade e, segundo a psicóloga da FVS Cassandra Torres, a campanha nacional tem como um de seus objetivos estimular as instituições públicas e privadas a trabalharem a cultura da Saúde Mental. “Ao promover essas ações, a FVS demonstra seu interesse em oferecer à comunidade (os servidores) espaço para o combate ao adoecimento emocional e para a promoção da Saúde Mental no trabalho, mas também fora dele, sinalizando a compreensão do ser humano em toda a sua complexidade”.
Segundo dados recentes do Ministério da Saúde e também da Organização Mundial de Saúde (OMS), as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido.
Sobre a campanha -  O “Janeiro Branco” é uma ação preventiva em Saúde Mental, voltada à promoção e prevenção do adoecimento emocional dos indivíduos. O mês foi escolhido por ser compreendido por um recomeço, onde as pessoas estão mais propensas para repensar suas atitudes e buscar uma forma de vida mais saudável.

Bottom Ad [Post Page]