Recents in Beach

header ads

Técnicos do Governo do Amazonas reúnem-se para concluir PPA 2018

Cerca de 100 técnicos da administração pública do Governo do Estado estiveram reunidos hoje (24/01), pela manhã, na Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Seplancti), para a etapa de monitoramento do Plano Plurianual (PPA), referente a 2018, a qual antecede a fase final de avaliação antes que o projeto seja encaminhado à Assembléia Legislativa do Estado, no final de março.
FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEPLACNTI
O PPA é um instrumento fundamental de planejamento da administração pública que define diretrizes e metas para os governantes por um período de quatro anos. É a partir do PPA que são definidas as políticas públicas mais adequadas ao atendimento das demandas da sociedade, com a definição de programas e orientações estratégicas na elaboração do Orçamento do Estado. O PPA atual foi lançado em junho de 2015 e teve como um dos eixos estratégicos a interiorização do desenvolvimento do Estado e o fortalecimento das bases econômicas no entorno da capital, e é coordenado pela Seplancti.

Na abertura dos trabalhos nesta quinta-feira (24/01), o secretário de Estado de Planejamento, Jório Veiga, destacou que o PPA não é somente uma obrigação legal, mas um compromisso assumido com o cidadão que paga tributos e deve ter a contrapartida de um planejamento eficaz que aponte para a melhoria dos serviços públicos e o desenvolvimento econômico. “A orientação é trabalhar com transparência e eficiência”, resumiu.

A construção do PPA é dividida em várias etapas, que começa com a consulta à sociedade, na qual as sugestões de associações e entidades de representação popular são apresentadas em oficinas temáticas. Em síntese, o PPA visa o fortalecer investimentos em áreas estratégicas como saúde, educação, a área social e a segurança, e apontar alternativas de desenvolvimento econômico.