Recents in Beach

header ads

Helder Barbalho toma posse como governador do estado do Pará

Helder Barbalho tomou posse como governador do estado do Pará para o quadriênio 2019-2022, ao lado do vice, Lúcio Vale. A sessão solene ocorreu na manhã desta terça-feira (1°), em Belém, no plenário Newton Miranda, da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), e contou com a participação de deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, secretários escolhidos para compor o novo governo, bem como demais autoridades locais e lideranças dos mais diversos setores.
Já empossado, o governador Helder Barbalho destacou, em seu pronunciamento, as futuras ações de governo e da sua vontade em elevar o Pará entre os principais estados da Federação
Compuseram a mesa solene, a presidente em exercício da Alepa, a deputada estadual Cilene Couto, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, José Maria Teixeira do Rosário, o senador da República Jader Barbalho, a deputada federal Elcione Barbalho, o vice-prefeito de Belém, Orlando Reis, a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará, conselheira Lourdes Lima, e o quarto secretário da mesa diretora da Alepa, deputado Soldado Tércio.
O ato de posse realizado no parlamento paraense foi o primeiro de três. Pela primeira vez na história, um governador toma posse em outros municípios fora da capital paraense. Marabá e Santarém também receberam, ainda no dia primeiro de janeiro, a comitiva governamental para realização de solenidade de posse.
A cerimônia foi conduzida pela deputada Cilene Couto e seguiu o protocolo oficial. Os deputados estaduais presentes conduziram o governador eleito, Helder Barbalho e seu vice, Lúcio Vale, da sala da presidência da Casa, até a mesa oficial para que realizassem o juramento e assinassem o livro de posse.
Em seu pronunciamento, a presidente da Alepa em exercício parabenizou o novo governo e falou sobre os desafios da nova gestão, ao destacar que o momento é de união. “A Alepa está reunida em sessão solene destinada a cumprir a vontade do povo do Pará e empossar o governador e vice-governador para o próximo quadriênio. O parlamento do Pará é um mosaico que reflete, sobretudo, e verdadeiramente a realidade do nosso povo, uma vez que seus membros têm origem das diferentes regiões do Pará. É importante ter um entendimento de que o Pará é maior que eventuais conflitos, pois vivemos um momento em que é preciso a união de todos os paraenses a fim de que, trabalhando juntos, possamos buscar o desenvolvimento do nosso estado e construir uma sociedade composta de valores que permitam trazer justiça e paz social", finalizou a deputada.
Já empossado, o governador Helder Barbalho iniciou seu primeiro pronunciamento oficial rememorando sua trajetória política enquanto deputado estadual por dois anos, prefeito de Ananindeua e ministro de várias pastas do Governo Federal. 
Helder destacou ainda as futuras ações de governo e da sua vontade em elevar o Pará entre os principais estados da Federação. “A sociedade paraense tem pressa para que este estado tão belo e rico represente qualidade de vida a sua gente. Trabalharei para focar positivamente na vida das pessoas e creio ser possível vivermos um novo tempo para fazer frente ao Brasil, para que não possamos mais ser vistos apenas como celeiro de riquezas”, disse o governador.
Sobre a união em favor do Pará, ele afirmou que deseja ter apoio da Alepa. “Quero aqui publicamente dizer do meu desejo de construir junto com esta Casa, junto com a sociedade, um Pará melhor, um Pará mais justo. Todos nós estamos vivendo, seguramente um tempo histórico, um tempo de mudança, de revisão de conceitos e culturas. Não é possível mais convivermos lamentavelmente com registros dramáticos em áreas essenciais para a vida das pessoas. O desafio é grande e o desejo de fazer o melhor é do tamanho dessa grandeza”, concluiu o governador Helder Barbalho.
Lúcio Vale também foi empossado como vice-governador do Pará, cumprindo os atos protocolares do juramento e assinatura do livro de posse.
Fonte: Secom PA