Recents in Beach

header ads

Casal de idosos tem união estável de 27 anos reconhecida em atendimento da Defensoria Pública feito em casa

José dos Santos Costa, de 89 anos, sofreu um AVC em 2018 e não poderia ir até uma unidade da Defensoria para reconhecer a união com Dioneia Gonçalves Mendes, de 62 anos

O casal Dioneia Gonçalves Mendes, 62, e José dos Santos Costa, 89, teve a união estável de 27 anos reconhecida em um atendimento da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizado na casa deles, em Itacoatiara, na última sexta-feira (18/01). José, que foi vítima de câncer de pele, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2018 e está com o lado direito do corpo paralisado, não podendo ir até a unidade da DPE-AM no município.

EQUIPE DA DPE DE ITACOATIARA
Os servidores e estagiários do polo da Defensoria Pública em Itacoatiara atenderam o caso após uma filha do casal procurar a unidade falando sobre a vontade dos pais em reconhecer a união. “A gente achou por bem ir na residência e verificar a situação. Foi muito bonito. O senhor José chorou, ficou emocionado. Ele é muito bem cuidado pela dona Dioneia”, conta a defensora pública Natasha Hara.

Durante o atendimento na residência do casal, a defensora também constatou que o idoso estava há seis meses sem receber a visita de fisioterapeutas da rede pública de saúde, que deveriam acompanhá-lo semanalmente para tratamento.

“A gente perguntou se ele vinha recebendo medicamentos e tratamento. Porque, se tivesse alguma dificuldade, iríamos procurar resolver também. Então, nós fomos na Unidade Básica de Saúde do bairro e conversamos com a diretora, que se comprometeu a resolver o problema. Nós ficamos muito felizes, porque fomos reconhecer a união estável e conseguimos resolver também a questão da fisioterapia”, afirma Natasha.

O polo da Defensoria Pública em Itacoatiara está localizado no 1º andar do Shopping Ita Mall, que fica na avenida Parque, 762, Centro. O atendimento, como nas demais unidades da DPE-AM, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.