Recents in Beach

header ads

Johnson & Johnson afunda-se na bolsa de valores pois seu pó de talco continha amianto

Johnson & Johnson afunda-se na bolsa de valores depois de revelar que seu pó de talco continha amianto


Uma investigação da agência "Reuters" argumenta que a empresa sabia há décadas que seus produtos continham ovários causadores de câncer.

A gigante farmacêutica e de produtos de higiene Johnson & Johnson sofreu uma queda brutal no mercado de ações de Wall Street (-9,95%) na sexta-feira depois que a agência de notícias Reuters revelou que a empresa sabia há décadas que seu pó de talco continha amianto .

A Reuters  mantém em sua investigação jornalística que desde 1971 nos princípios da década de 2000 os executivos da Johnson & Johnson, os gerentes das fábricas, os médicos e os advogados sabiam que o talco cru e os pós da empresa deram positivo em pequenas quantidades de amianto.

J & J se defende

A empresa norte-americana  rejeitou as acusações em um comunicado, alegando que "qualquer sugestão de que a Johnson & Johnson conhecesse ou retivesse informações sobre a segurança do talco é falsa".

A gigante farmacêutica acumula cerca de  10.000 ações judiciais contra  mulheres que acusam a empresa de ser responsável por causar câncer de ovário através de seu produto  Johnson's Baby Powder .

Demandas anteriores

Em agosto de 2017, a justiça dos EUA já condenou a Johnson & Johnson a pagar 417 milhões de dólares por não alertar sobre o risco de câncer associado ao uso de seus produtos de talco. Um ano depois, em julho de 2018, um segundo júri dos EUA condenou novamente a empresa por causar câncer de ovário a 22 mulheres e suas respectivas famílias. A empresa foi forçada a compensá-los com 4,690 milhões de dólares.

Mas foi a investigação da Reuters que causou maiores prejuízos à empresa. Em números, a Johnson & Johnson até agora perdeu 40 bilhões de dólares no mercado de ações, o maior crash da bolsa em 16 anos.

Fonte: Cronica Global